A unidade Cristã

“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fl 2.1-5)

 

Nos versículos encontrados em Filipenses 1.27- 30, o Apóstolo Paulo nos adverte para vivermos de um modo digno do evangelho, lutar pelo evangelho e sofrer pelo evangelho. Somos encorajados à unidade. Sabemos que a unidade é tema comum no meio evangélico, mas embora muito discutida, infelizmente é pouco praticada.

 

Estudiosos do texto do Novo Testamento percebem que há uma relação entre os trechos de 1.27-30 e 2.1-5. O “portanto/pois” indica isso. Paulo faz um movimento contrário – de fora para dentro. A razão pode ser que ele percebeu que a igreja desunida seria facilmente derrotada em um ataque frontal do inimigo. Com essa compreensão o Apóstolo começa a tratar desse problema e nos apresenta as bases da unidade cristã, como obtê-la e como mantê-la.

 

A base da unidade cristã começa com “se… em Cristo”. Não signifi ca que tivesse dúvidas, mas que a sua exortação à unidade provém daquilo que os crentes dizem ter em Cristo: 1. Exortação/motivação que vem de Cristo (Jo 14.16; 1 Jo 2.1) 2. Consolação que vem do amor de Deus (1 Ts 5.14) – uma palavra de apoio. 3. Comunhão que vem do Espírito (2 Co13.14) 4. Afeições – uns pelos outros que vem pela nova vida (Cl 3.12)

 

A unidade cristã reside em fazer aos outros o que Cristo fez por nós (v.2-4). “Visto que vocês experimentaram… em Cristo, façam isso uns pelos outros”. O apóstolo esclarece que o que sabemos devemos praticar.

 

A unidade cristã também reside em seguir o exemplo de cristo (v.5). A Nova Versão Internacional traduz: “seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. Assim, somos orientados sobre como manter a unidade: possua um comportamento altruísta; tenha uma atitude humilde e tenha uma atitude sacrifi cial.

 

A unidade cristã, a unidade entre nós, só é obtida nas bases em que a Bíblia nos apresenta. Só pode ser obtida por meio daquilo que a Bíblia prescreve e mantida se seguirmos o exemplo de Cristo. Sigamos o exemplo de Cristo Jesus!

Picture of Pr. José Carlos de Lima

Pr. José Carlos de Lima

Pastor presidente da ADPB, COMADEP, UMADENE, Esposo, Pai, avô e Bisavô
plugins premium WordPress